terça-feira, 3 de abril de 2012

5 maneiras de reconhecer a verdade de Deus

Cerca de 40 anos atrás, eu estava em um acampamento nas montanhas. Sozinho em um quarto, orei: "Deus, se existe um Deus, estou aberto. Se você é real, eu quero saber que você é real. E, Jesus Cristo, se você pode mudar a minha vida, se há um propósito para minha vida, eu quero conhecê-la."
Você sabe o que aconteceu? Nada. Eu não me arrepiei. Eu não chorei. Não apareceram luzes brilhantes. Nada.
Mas esse foi o ponto da virada na minha vida - porque eu não estava mais contra Deus. Eu queria saber a verdade, mesmo que fosse inconveniente.
Precisamos ensinar nossas congregações, precisamos ajudá-los a compreender que a verdade pode ser descoberta, uma vez que começemos a desenvolver uma atitude de estar aberto e dizer: "Eu quero aprender a Verdade de Deus mais do que qualquer outra coisa."
Depois que eles compreendam isso, podemos explicar que Deus usa cinco maneiras para mostrar o que é a verdade. Você pode tomar esses pontos e adaptá-los para uso em sua congregação:
 
1. Através da criação - Nós aprendemos muito sobre Deus e muito sobre a verdade só de olhar para a natureza. É por isso que a ciência é tão importante. Ela nos ajuda a entender Deus e Seu universo. A Bíblia diz em Romanos 1:19: "A realidade fundamental de Deus é bastante clara. Abra os olhos e lá está Ele. "
Ao saber que existem 60.000 variedades de besouros, eu aprendo que Deus tem  variedade de gostos. Ao ver um vulcão, uma onda gigante, ou um terremoto, eu sei que Deus é poderoso. Do ecossistema delicadamente equilibrado, percebo Deus é organizado.
 
2. Através da consciência -  Sabemos que algumas coisas estão sempre certas ou sempre erradas, não importa o que alguém diga. A nossa consciência nos diz isso. A Bíblia diz isso em Romanos 2: "Algumas pessoas, naturalmente, obedecem aos mandamentos de Deus, embora eles não têm a lei. Isto prova que a consciência é como uma lei escrita no coração do homem ... "
Digamos que alguem pegue uma pessoa,em uma amostra aleatória de um milhão de pessoas de todo o planeta e coloque essa pessoa em uma rua em Nova York. E diga pra essa pessoa: "Aqui está uma senhora de 92 anos, cega , e usando um andador. Ela precisa atravessar a rua. Diga-me qual destas três opções é moralmente correta:
Um, você pode deixá-la tentar atravessar sozinha.  
Dois, você pode ajudá-la a atravessar a rua.  
Três, você pode empurrá-la para o tráfego."
Você não tem que ser um cristão ou judeu ou muçulmano, ou mesmo uma pessoa sem religião, para saber a coisa certa a fazer.
 
3. Através de consideração - A verdade é reconhecível. Você pode testá-la. Você pode experimentá-la. Você pode prová-la.
 Se eu quiser ir para São Francisco e eu sigo um mapa que me leve a São Francisco, e se na semana seguinte eu seguir o mesmo mapa de São Francisco de novo, eventualmente eu descubro que este mapa é verdade. Por mais de 40 anos, eu estou seguindo o mapa chamado Bíblia. E eu sei que é verdade. Ele sempre me leva onde ele diz que vai me levar. Nem sempre eu gosto de lá. Mas ele sempre me leva para onde ele diz que vai me levar.
Muitas vezes as pessoas dizem: "Por que Deus não apenas o escreveu no céu?" Por que Deus faria isso? Ele lhe deu um cérebro para as pessoas. Mas a maioria das pessoas nunca tem  tempo suficiente para análise. A maioria das pessoas apenas estão à deriva  pela vida. A Bíblia nos diz repetidamente "Pondera a vereda de teus pés." Passe algum tempo em consideração, em observação. Pergunte a si mesmo: "Estou em um caminho de verdade?"
 
4. Através dos mandamentos de Deus - 2 Timóteo 3:16 diz: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para nos ensinar o que é verdade e nos faz perceber o que está errado em nossas vidas. Ela nos endireita. Ela nos ensina a fazer o que é certo. "
Como eu sei que a Bíblia é verdadeira? A evidência objetiva que pode me mostrar que a Bíblia é verdadeira? Há um mundo de provas objetivas, tanto externa como interna, que diz que este livro é verdadeiro.
Evidências externas comprovam que a Bíblia é um livro histórico que você pode confiar. Há 5.366 cópias da Bíblia,datadas da época dos primeiros cristãos. Esse fato afasta a lenda urbana de que a Bíblia foi modificada ao passar através de gerações e linguagens.
Evidência externa também inclui muitas descobertas arqueológicas. Por exemplo, os historiadores costumam dizer que Salomão não poderia ter tido os cavalos a Bíblia diz que ele tinha, porque ninguém tinha cavalos naquele momento. Mas, então, milhares de sinais de estábulos de cavalos foram encontradas em uma escavação.
Há também a evidência interna da própria Bíblia. Em um tribunal, um promotor com dois ou três relatos de testemunhas oculares tem uma boa chance de fazer o seu caso. A Bíblia está repleta de relatos de testemunhas oculares. Moisés estava lá quando o Mar Vermelho se dividiu. Josué estava lá para assistir a queda de Jericó. Os discípulos viram a Jesus ressuscitado.
A evidência interna da Bíblia inclui também o fato de que ela conta uma história com consistência - apesar de ter sido escrito por mais de 1.500 anos em três continentes diferentes, por 40 autores diferentes de cada caminhada de vida. Nenhum ser humano pode ser responsável por isso. É um exemplo surpreendente do poder de Deus.
 
5. Por Cristo - A Bíblia diz que Jesus era cheio de graça e de verdade. A verdade não é um princípio. A verdade é uma pessoa. A verdade é relacional. Verdade é Jesus Cristo.
Um dos mais claros e os versos mais conhecidos em que a Bíblia é "Jesus disse: Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. " Perceba que ele disse:"EU". Não é "uma religião". Não é um ritual. Nem regras e regulamentos. A verdade é uma pessoa.
Isto é o que separa Jesus Cristo dentre todos os outros líderes de qualquer outra fé. Outros líderes disseram, "Eu estou procurando a verdade" ou "Eu estou ensinando a verdade" ou "eu estou apontando para a verdade" ou "Eu sou um profeta da verdade." Jesus vem e diz: "Eu sou a verdade. "
Muitas pessoas dizem: "Eu acho que Jesus era apenas um grande mestre." Ele não poderia ser apenas um  mestre. Ou Jesus está enganando 2,3 bilhões de pessoas que acreditam totalmente em uma mentira, ou ele estava louco, ou ele é quem disse que ele era.
Todo mundo está apostando sua vida em algo. Estou apostando minha vida que Jesus é que ele disse que era.
O que eu faço com a verdade uma vez eu descobri isso? Quatro coisas:
  1. Acredite nisso.
  2. Faça isso. A verdade não é apenas um exercício intelectual, é algo que você obedecer.
  3. Fique por ele. A Bíblia nos diz a nossa responsabilidade é a de nunca se opor à verdade, mas para ficar por ele em todos os momentos.
  4. Divulgue a verdade.
A Bíblia diz: " Você mesmo deve ser, em tudo, um exemplo de boa conduta. Seja sincero e sério quando estiver ensinando.." (Tito 2:7) Há muita coisa na Bíblia que eu não entendo e que me deixa desconfortável. Mas o fato é que é a verdade. É um mapa que sempre me leva onde promete.

RICK WARREM
 http://pastors.com/

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS:

Gostou? Compartilhe com seus amigos. E para receber as atualizações do Blog, com textos como esse, cadastre gratuitamente agora seu Email. Sempre que novos textos forem publicados você receberá em seu Email um aviso. Muito obrigado pelo apoio.

Delivered by FeedBurner

---------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pela participação no Blog. Jesus te abençoe.
Você pode comentar usando o Facebook no campo acima, ou comentar usando uma conta do Google aqui :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...