quinta-feira, 7 de junho de 2012

Uma oração para os católicos frustrados

Querido Deus, às vezes eu fico tão frustrado com sua igreja.
Eu sei que eu não estou sozinho. Muitas pessoas que amam sua igreja sentem-se frustradas com o Corpo de Cristo na terra. Sacerdotes e diáconos, irmãos e irmãs, podem se sentir frustrados também. E eu aposto que os bispos e até mesmo os papas ja se sentiram frustrados. Nós crescemos muito preocupados, incomodados e irritados e, às vezes escandalizados porque a sua instituição divina, nosso lar, está cheio de seres humanos que são pecaminosos.Assim como eu.
Mas eu fico frustrado, acima de tudo quando eu sinto que há coisas que precisam ser mudadas e eu não tenho o poder de mudá-las.
Então eu preciso de sua ajuda, Deus.

Ajuda-me a lembrar que Jesus prometeu que estaria conosco até o fim dos tempos, e que sua igreja é sempre guiada pelo Espírito Santo, mesmo que seja difícil para mim ver. Às vezes a mudança acontece de repente, e o Espírito nos surpreende, mas muitas vezes na igreja acontece lentamente. No seu tempo, não não no meu.
Ajuda-me saber que as sementes que eu planto com amor no chão da sua igreja irá florescer um dia. Então me dê paciência.

Ajuda-me a entender que nunca houve um momento em que não aconteceu discussões ou disputas dentro da sua igreja. Argumentações percorrem todo o caminho de volta para Pedro e Paulo debatendo entre si. E nunca houve um momento em que não havia pecado entre os membros de sua igreja. Esse tipo de pecado remonta a Pedro negar Jesus durante sua Paixão. Por que a igreja de hoje seria diferente do que era para pessoas que conheceram Jesus na Terra? Dê-me sabedoria.

Ajuda-me a confiar na Ressurreição. O Cristo ressuscitado nos lembra que há sempre a esperança de algo novo. A morte nunca é a última palavra para nós. Nem é o desespero. E me ajude a lembrar que quando o Cristo ressuscitado apareceu aos seus discípulos, ele suportou as feridas da sua crucifixão. Como Cristo, a igreja está sempre ferida, mas é sempre uma portadora de graça. Dá-me esperança.
Ajuda-me a acreditar que o seu Espírito pode fazer qualquer coisa: levantar santos quando nós mais precisamos deles, amolecer corações quando eles parecem endurecidos, mentes abertas quando parecem fechadas, inspirar confiança quando tudo parece perdido, nos ajuda a fazer o que parecia impossível até que foi feito.

Este é o mesmo Espírito que converteu Paulo, inspirou Agostinho, chamou Francisco de Assis, encorajou Catarina de Siena, consolou Inácio de Loyola, confortou Teresa de Lisieux , animou João XXIII, acompanhou Teresa de Calcutá, reforçou Dorothy Day e incentivou João Paulo II. É o mesmo Espírito que faz com a gente hoje, e seu Espírito não perdeu nada de seu poder. Dê-me fé.
Ajuda-me a lembrar de todos os seus santos. Eles estavam frustrados com a sua igreja  às vezes, lutou com ela, e foram ocasionalmente perseguidos por ela. Joana d'Arc foi queimada na fogueira pelas autoridades eclesiásticas. Inácio de Loyola foi jogado na prisão pela Inquisição. Mary MacKillop foi excomungada. Se eles puderam confiar em sua igreja em meio a essas dificuldades, eu posso também.

Dá-me coragem.
Ajuda-me a ser pacífico quando as pessoas me dizem que eu não pertenço à igreja, que eu sou um herege por tentar fazer as coisas melhor, ou que eu não sou um bom católico. Eu sei que fui batizado. Você me chamou pelo nome para a sua igreja, Deus. Enquanto eu respirar, me ajude a lembrar como as águas sagradas do batismo me acolheu em sua sagrada família de santos e pecadores. Deixe a voz que me chamou em sua igreja ser a que eu ouço quando outras vozes me dizem que eu não sou bem-vindo na igreja. Dá-me a paz.

Acima de tudo, ajuda-me a colocar toda a minha esperança em seu Filho. Minha fé é em Jesus Cristo. Dê-me apenas o seu amor e sua graça. Isso é suficiente para mim.
Ajude-me Deus, e ajude a sua igreja.
Amem.
 Rev. James Martin, SJ   
Padre Católico e autor do livro 'The Jesuit Guide to (Almost) Everything'
*
Depois de curtir e compartilhar esse texto, leia também:

A história por trás da Igreja Católica nos Estados Unidos


O que acontece quando um protestante se apaixona pela Igreja Católica?

.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS:

Gostou? Compartilhe com seus amigos. E para receber as atualizações do Blog, com textos como esse, cadastre gratuitamente agora seu Email. Sempre que novos textos forem publicados você receberá em seu Email um aviso. Muito obrigado pelo apoio.

Delivered by FeedBurner

---------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pela participação no Blog. Jesus te abençoe.
Você pode comentar usando o Facebook no campo acima, ou comentar usando uma conta do Google aqui :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...